CNH para carro automático se tornará realidade no Brasil a partir do dia 1º de janeiro de 2025. Com isso, a categoria B que se refere a carro, será dividida em duas subcategorias: B1 e B2. Os motoristas que desejam habitação para dirigir apenas carros automáticos carteira B1. Já aqueles que querem a autorização para conduzir carros manuais e automáticos devem optar pela B2.
As novas subcategorias da Carteira Nacional de habilitação fazem parte do projeto de Lei 7.746/17, da senadora Teresa Leitão (PT-PE). A proposta tramita na Câmara dos Deputados desde 2017 e está na fase final de aprovação.
Esse tipo de habilitação específica para condução de carros automáticos já é realidade em países como: Alemanha, Japão e Austrália.
O projeto visa preparar os futuros motoristas para o tipo de carro que eles querem dirigir. Na autoescola, as aulas práticas são feitas sempre em carros manuais. Mas na prática muitos motoristas saem da autoescola direto para o carro automático sem nunca ter aprendido sequer o que significa cada letra do câmbio.
Carros automáticos representam 50% das vendas de automóveis
Além disso, para se ter ideia de como essa lei reflete a realidade do mercado, desde 2020 metade dos carros novos vendidos no Brasil são automáticos.
Com a nova lei, quem não tem a pretensão de comprar um veículo manual não precisará mais sentir o frio na barriga motivado pelo medo de deixar o carro morrer na subida no dia da prova prática.
Novos prazos de validade para a CNH também foram aprovados pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e implementados ao Código de Trânsito Brasileiro na Lei 14.071/2021. O prazo de validade é de dez anos para pessoas de até 50 anos. De cinco anos para condutores entre 50 e 70 anos e de três anos para motoristas com mais de 70 anos.
0 Comentários