Header Ads Widget

Garante sua vaga na Polícia Penal-RJ! 300 oportunidades te esperam





Foi divulgado o edital de abertura para o concurso da Polícia Penal do Rio de Janeiro, com 300 vagas disponíveis para o cargo de Inspetor de Polícia Penal. A Secretaria de Administração Penitenciária do estado anunciou a realização do certame que visa preencher estas posições a partir de 2024.

O concurso está sendo organizado pela Coordenação de Seleção Acadêmica (COSEAC) da Universidade Federal Fluminense (UFF), e as inscrições iniciam no próximo mês. As oportunidades são para candidatos de ambos os sexos, com vagas reservadas para grupos específicos, garantindo um processo mais inclusivo e diversificado.

Os requisitos para se tornar um Inspetor de Polícia Penal no Rio de Janeiro são específicos. Os candidatos devem possuir ensino superior completo em qualquer área, além de Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria “B”. Ser brasileiro nato ou naturalizado é necessário, bem como ter no mínimo 18 anos completos na data de posse. Estar quites com obrigações eleitorais e, no caso dos homens, com as obrigações militares, são critérios obrigatórios.

As características pessoais também são avaliadas, incluindo aptidão intelectual, compatibilidade psicológica com a função e boa conduta social. O salário inicial é de R$ 7.337,58, com jornada de 40 horas semanais, podendo operar em regime de escala de plantão de 24 x 72 horas.

Quais São as Etapas do Processo Seletivo?

O processo seletivo para o cargo de Inspetor de Polícia Penal é composto por diversas etapas, que vão desde a avaliação intelectual até testes físicos e psicológicos. A primeira fase consiste em provas objetivas, com questões classificatórias e eliminatórias.

Os candidatos devem também passar por testes de aptidão física, que são críticos para a continuidade no certame. Exames médicos, exames psicológicos e investigações sociais, todos de caráter eliminatório, fazem parte do processo. Por fim, um curso de formação profissional, que é classificatório e eliminatório, finaliza a seleção.

Qual a Estrutura das Provas Objetivas?

As provas objetivas contarão com 80 questões, divididas entre conhecimento básico e específico. As questões básicas incluem 25 de língua portuguesa, 10 de informática e 5 de raciocínio lógico. Os conhecimentos específicos contemplarão temas de direito constitucional, administrativo, penal, processual penal, direitos humanos, e legislação específica do cargo.

Postar um comentário

0 Comentários